gf

Opinaria é um blog simples, directo e espero que útil para muitos. É um espaço de livre opinião. Onde todos podem deixar o ar da sua graça, a sua marca, escrevendo um pensamento, uma teoria ou uma simples opinião. Será sem dúvida um espaço de debate... um espaço para todos... verdadeiramente democrático. Contudo, para que assim seja, precisa de participação e muitos temas.

..................................
Editorial
Bernardo Theotónio Pereira
Cartaz das Artes
2ª feira
Desporto
António Queiroz e Mello
3ª feira
Mundo de Viagens
Luis Estarreja
4ª feira
Juridicamente Falando
5ª feira
Curiosidades
6ª feira
Economia
Fernando Soares
Sabado
Noite
Martim Bustorff
Domingo
Quinzenais e Mensais
Duarte Felix da Costa
Fernando Arrobas
Francisco de Sousa Coutinho
Felipe Rocha Vieira
..................................

- "O Mundo Automóvel" por Duarte Felix da Costa - Dias 1 e 16 de cada mês.
- "Dica Gourmet - Vinhos e Companhia" por Francisco de Sousa Coutinho - Dias 15 e 30.
- "Sociedade" por Filipe Rocha Vieira - Dias 5 e 20
- "Educação" por Fernando Arrobas da Silva ao 8º dia do mês

..

Monday, November 20, 2006

O mundo automóvel - "Do karting à F1"

Peço desculpa pela minha falha nos 2 últimos artigos. Devido a compromissos profissionais não consegui escrever para o opinaria, que tem realmente tido um sucesso impressionante.
Hoje irei falar do caminho a percorrer desde o karting até à Formula 1, ou das várias soluções noutras categorias tão competitivas como a F1 e que valem realmente a pena.

O karting como se sabe, é uma “escola” ou uma “fábrica de Campeões”, onde apenas dão o salto para os monolugares os que mais se destacaram e melhores resultados atingiram, portanto os melhores.
Requisito numero 1 – o talento natural que nasce com cada um, mas nunca esquecer aspectos técnicos, postura em pista, relação com os patrocinadores ou com a imprensa. São algumas exigências que distinguem os melhores de todos os outros.

A partir do karting, existe todo um percurso que hoje em dia requer uma dedicação a 100%, uma forma de vida em que se tem realmente querer, abdicar de tudo pensar apenas nas corridas.
O passo lógico nos dias de hoje será qualquer coisa do género:- Formula BMW
- Fórmula Renault ou Formula 3 (Euroseries)
- GP2 ou World Séries by Renault
- Fórmula 1

Não quero com isto dizer que todos os outros campeonatos nas fórmulas de promoção não sejam competitivos ou bem organizados. Quero simplesmente dizer que para se chegar ao topo tem de se seguir os caminhos onde estão os melhores. Somente competindo onde estão as referências de cada uma das disciplinas, das diversas gerações, pode ambicionar-se ser um dos melhores e, como os melhores vão para os mais fortes campeonatos, é ali que se deve estar. Não serve andar em campeonatos de segunda, apenas para levar a taça e preencher o curriculum com “Campeão”.Depois, se conseguirem chegar lá a cima (Formula 1), tanto melhor, mas caso isso não acontecer, ficará por certo aumentada a probabilidade de poderem ingressar noutros campeonatos (normalmente GT´s ou Turismos) e aí prosseguirem as suas carreiras de uma forma profissionalizada, fazendo do automobilismo a nossa vida.

Um abraço,
Duarte

0 Comments:

Post a Comment

<< Home