MUNDO AUTOMÓVEL - "Portugueses na Fórmula 1?"
Estou esta época a competir no Campeonato Eurocup de Fórmula Renault. Depois de uma carreira, pode-se dizer, bem gerida, com os pés bem assentes na terra e sempre passo a passo, desde os karts até onde estou, gostava de focar neste artigo um tema que penso ser interessante para todos: a razão de não haver um piloto Português brilhar na Formula 1.
Num mundo cada vez mais virado para os lobbies, interesses e favores. E sabendo da complexidade do desporto automóvel, principalmente na categoria rainha (Formula 1), penso ser justo e coerente afirmar que um piloto português para vingar não basta ser apenas melhor do que o Inglês e o Francês, mas sim, muito melhor que todos eles.
Por exemplo, para quem não sabe a Red Bull tem neste momento 2 equipas na Formula 1 (Red Bull e a Toro Rosso), ou seja 6 lugares disponíveis para ocupar anualmente (4 pilotos efectivos + 2 pilotos de testes). Com vista a preparar jovens talentosos para o futuro, criaram há cerca de 3 anos a Red Bull Júnior Team, um mega projecto que oferece as melhores condições a quem nele está integrado, para se preparar para a Formula 1. São cerca de 20 pilotos com idades compreendidas entre os 14 e 22 anos, que são seguidos fisicamente, psicologicamente e tecnicamente pelos melhores especialistas do mundo.
Neste lote de pilotos, embora não se saiba, há um Português. Filipe Albuquerque, meu grande amigo, que este ano está a brilhar na Formula Renault e prepara-se para dar o salto para a categoria anterior a Formula 1 (GP2 Series ou World Séries by Renault 3.5). E aqui chegam os tais lobbies focados no início.
Nesta guerra para chegar à Formula 1, o Filipe sabe que terá de mostrar que é um fenómeno, mesmo muito melhor que os outros, pois, não basta ser apenas igual ou melhor que os outros.
Porquê?
Em Portugal temos (suponhamos) 1 milhão de consumidores de Red Bull, na América temos 50, portanto a Red Bull, “marketingmente falando", tem interesse em ter pilotos de nacionalidades com mais poder de compra, para crescer nas vendas, e passar de 50 para os 100 milhões de consumidores de Red Bull na América. Enquanto que em Portugal apenas poderia passar de 1 milhão para 2 ou 3 (falando po alto) .
Escolhi este artigo porque tenho visto muita gente falar mal dos pilotos portugueses. Em especial de Tiago Monteiro. Quem segue atentamente o Campeonato Mundial de Formula 1 tem plena noção da pouca competitividade do Midland. Contudo o Tiago tem superado com alguma regularidade o seu colega Christian Albers, que foi apenas e só, campeão de DTM há 3 ou 4 anos…
Perante factos não há argumentos.
Realmente o Tiago Monteiro é um piloto de grande valor, tendo já, se conseguido manter por 2 épocas, na disciplina máxima. Sempre com uma postura profissional, positiva e de cabeça erguida, mesmo sabendo que luta contra marcas muito mais desenvolvidas.
Sem lobbies, interesses comerciais e políticas internas poderíamos ver algum piloto Português vencer um Campeonato do Mundo de Formula 1? Fica a duvida…
Um abraço, Duarte Félix da Costa duartefc@gmail.com
Num mundo cada vez mais virado para os lobbies, interesses e favores. E sabendo da complexidade do desporto automóvel, principalmente na categoria rainha (Formula 1), penso ser justo e coerente afirmar que um piloto português para vingar não basta ser apenas melhor do que o Inglês e o Francês, mas sim, muito melhor que todos eles.
Por exemplo, para quem não sabe a Red Bull tem neste momento 2 equipas na Formula 1 (Red Bull e a Toro Rosso), ou seja 6 lugares disponíveis para ocupar anualmente (4 pilotos efectivos + 2 pilotos de testes). Com vista a preparar jovens talentosos para o futuro, criaram há cerca de 3 anos a Red Bull Júnior Team, um mega projecto que oferece as melhores condições a quem nele está integrado, para se preparar para a Formula 1. São cerca de 20 pilotos com idades compreendidas entre os 14 e 22 anos, que são seguidos fisicamente, psicologicamente e tecnicamente pelos melhores especialistas do mundo.
Neste lote de pilotos, embora não se saiba, há um Português. Filipe Albuquerque, meu grande amigo, que este ano está a brilhar na Formula Renault e prepara-se para dar o salto para a categoria anterior a Formula 1 (GP2 Series ou World Séries by Renault 3.5). E aqui chegam os tais lobbies focados no início.
Nesta guerra para chegar à Formula 1, o Filipe sabe que terá de mostrar que é um fenómeno, mesmo muito melhor que os outros, pois, não basta ser apenas igual ou melhor que os outros.
Porquê?
Em Portugal temos (suponhamos) 1 milhão de consumidores de Red Bull, na América temos 50, portanto a Red Bull, “marketingmente falando", tem interesse em ter pilotos de nacionalidades com mais poder de compra, para crescer nas vendas, e passar de 50 para os 100 milhões de consumidores de Red Bull na América. Enquanto que em Portugal apenas poderia passar de 1 milhão para 2 ou 3 (falando po alto) .
Escolhi este artigo porque tenho visto muita gente falar mal dos pilotos portugueses. Em especial de Tiago Monteiro. Quem segue atentamente o Campeonato Mundial de Formula 1 tem plena noção da pouca competitividade do Midland. Contudo o Tiago tem superado com alguma regularidade o seu colega Christian Albers, que foi apenas e só, campeão de DTM há 3 ou 4 anos…
Perante factos não há argumentos.
Realmente o Tiago Monteiro é um piloto de grande valor, tendo já, se conseguido manter por 2 épocas, na disciplina máxima. Sempre com uma postura profissional, positiva e de cabeça erguida, mesmo sabendo que luta contra marcas muito mais desenvolvidas.
Sem lobbies, interesses comerciais e políticas internas poderíamos ver algum piloto Português vencer um Campeonato do Mundo de Formula 1? Fica a duvida…
Um abraço, Duarte Félix da Costa duartefc@gmail.com
6 Comments:
duarte bom ponto. a conclusao nao é novidade, mas os exemplos que expões são um grande valor acrescentado a esta discussão toda.
acho que fazes uma análise fria e, de facto, compreendo porque é dificil para um portugues brilhar na fórmula 1. Aliás, quem ganha são pilotos de países poderosos ou então pilotos de países com grandes marcas por trás (refiro-me à Finlândia).
NEsse sentido, só posso concluir que o Montoya, sendo colombiano, chegou onde chegou por ser um verdadeiro talento.
Abraços e parabéns pelo texto
A Colômbia é só o maior exportador de cocaina do mundo!
consomes?
Tiago Monteiro é um bluff! Qualquer leigo que goste minimamoente de carros vê isso, por mais que nos custe, temos de por o patriotismo de lado e parar de idolatrá-lo como se de um herói nacional se tratasse, porque é, tal como este artigo, publicidade enganosa. Na minha humilde opinião de amante do desporto automóvel, o melhor piloto português, desde que eu me lembro, é Pedro Lamy! Esse sim, um Fenómeno lusitano.
por acaso tambem prefiro a colombiana... purinha!!!!
Nessa tua carreira bem gerida, e contruida passo a passo, descuraste apenas a parte escolar, visto que não tens qualquer capacidade de construção frásica. Tal pode ser visto em passagens como: "Realmente o Tiago Monteiro é um piloto de grande valor, tendo já, se conseguido manter por 2 épocas". Atenção a isso.
De resto, vejo que és daqueles que opta pelo patriotismo barato e a velha máxima que somos uns coitadinhos e ninguém nos ajuda. Com este tipo de mentalidade não chegarás a lado nenhum.
És mais um na linhagem de Ni Amorim...
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