gf

Opinaria é um blog simples, directo e espero que útil para muitos. É um espaço de livre opinião. Onde todos podem deixar o ar da sua graça, a sua marca, escrevendo um pensamento, uma teoria ou uma simples opinião. Será sem dúvida um espaço de debate... um espaço para todos... verdadeiramente democrático. Contudo, para que assim seja, precisa de participação e muitos temas.

..................................
Editorial
Bernardo Theotónio Pereira
Cartaz das Artes
2ª feira
Desporto
António Queiroz e Mello
3ª feira
Mundo de Viagens
Luis Estarreja
4ª feira
Juridicamente Falando
5ª feira
Curiosidades
6ª feira
Economia
Fernando Soares
Sabado
Noite
Martim Bustorff
Domingo
Quinzenais e Mensais
Duarte Felix da Costa
Fernando Arrobas
Francisco de Sousa Coutinho
Felipe Rocha Vieira
..................................

- "O Mundo Automóvel" por Duarte Felix da Costa - Dias 1 e 16 de cada mês.
- "Dica Gourmet - Vinhos e Companhia" por Francisco de Sousa Coutinho - Dias 15 e 30.
- "Sociedade" por Filipe Rocha Vieira - Dias 5 e 20
- "Educação" por Fernando Arrobas da Silva ao 8º dia do mês

..

Sunday, October 01, 2006

MUNDO AUTOMÓVEL - "Portugueses na Fórmula 1?"

Estou esta época a competir no Campeonato Eurocup de Fórmula Renault. Depois de uma carreira, pode-se dizer, bem gerida, com os pés bem assentes na terra e sempre passo a passo, desde os karts até onde estou, gostava de focar neste artigo um tema que penso ser interessante para todos: a razão de não haver um piloto Português brilhar na Formula 1.
Num mundo cada vez mais virado para os lobbies, interesses e favores. E sabendo da complexidade do desporto automóvel, principalmente na categoria rainha (Formula 1), penso ser justo e coerente afirmar que um piloto português para vingar não basta ser apenas melhor do que o Inglês e o Francês, mas sim, muito melhor que todos eles.
Por exemplo, para quem não sabe a Red Bull tem neste momento 2 equipas na Formula 1 (Red Bull e a Toro Rosso), ou seja 6 lugares disponíveis para ocupar anualmente (4 pilotos efectivos + 2 pilotos de testes). Com vista a preparar jovens talentosos para o futuro, criaram há cerca de 3 anos a Red Bull Júnior Team, um mega projecto que oferece as melhores condições a quem nele está integrado, para se preparar para a Formula 1. São cerca de 20 pilotos com idades compreendidas entre os 14 e 22 anos, que são seguidos fisicamente, psicologicamente e tecnicamente pelos melhores especialistas do mundo.
Neste lote de pilotos, embora não se saiba, há um Português. Filipe Albuquerque, meu grande amigo, que este ano está a brilhar na Formula Renault e prepara-se para dar o salto para a categoria anterior a Formula 1 (GP2 Series ou World Séries by Renault 3.5). E aqui chegam os tais lobbies focados no início.
Nesta guerra para chegar à Formula 1, o Filipe sabe que terá de mostrar que é um fenómeno, mesmo muito melhor que os outros, pois, não basta ser apenas igual ou melhor que os outros.
Porquê?
Em Portugal temos (suponhamos) 1 milhão de consumidores de Red Bull, na América temos 50, portanto a Red Bull, “marketingmente falando", tem interesse em ter pilotos de nacionalidades com mais poder de compra, para crescer nas vendas, e passar de 50 para os 100 milhões de consumidores de Red Bull na América. Enquanto que em Portugal apenas poderia passar de 1 milhão para 2 ou 3 (falando po alto) .
Escolhi este artigo porque tenho visto muita gente falar mal dos pilotos portugueses. Em especial de Tiago Monteiro. Quem segue atentamente o Campeonato Mundial de Formula 1 tem plena noção da pouca competitividade do Midland. Contudo o Tiago tem superado com alguma regularidade o seu colega Christian Albers, que foi apenas e só, campeão de DTM há 3 ou 4 anos…
Perante factos não há argumentos.
Realmente o Tiago Monteiro é um piloto de grande valor, tendo já, se conseguido manter por 2 épocas, na disciplina máxima. Sempre com uma postura profissional, positiva e de cabeça erguida, mesmo sabendo que luta contra marcas muito mais desenvolvidas.
Sem lobbies, interesses comerciais e políticas internas poderíamos ver algum piloto Português vencer um Campeonato do Mundo de Formula 1? Fica a duvida…

Um abraço, Duarte Félix da Costa duartefc@gmail.com

6 Comments:

Blogger El-Gee said...

duarte bom ponto. a conclusao nao é novidade, mas os exemplos que expões são um grande valor acrescentado a esta discussão toda.

acho que fazes uma análise fria e, de facto, compreendo porque é dificil para um portugues brilhar na fórmula 1. Aliás, quem ganha são pilotos de países poderosos ou então pilotos de países com grandes marcas por trás (refiro-me à Finlândia).

NEsse sentido, só posso concluir que o Montoya, sendo colombiano, chegou onde chegou por ser um verdadeiro talento.

Abraços e parabéns pelo texto

11:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

A Colômbia é só o maior exportador de cocaina do mundo!

1:36 AM  
Blogger El-Gee said...

consomes?

4:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tiago Monteiro é um bluff! Qualquer leigo que goste minimamoente de carros vê isso, por mais que nos custe, temos de por o patriotismo de lado e parar de idolatrá-lo como se de um herói nacional se tratasse, porque é, tal como este artigo, publicidade enganosa. Na minha humilde opinião de amante do desporto automóvel, o melhor piloto português, desde que eu me lembro, é Pedro Lamy! Esse sim, um Fenómeno lusitano.

6:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

por acaso tambem prefiro a colombiana... purinha!!!!

4:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nessa tua carreira bem gerida, e contruida passo a passo, descuraste apenas a parte escolar, visto que não tens qualquer capacidade de construção frásica. Tal pode ser visto em passagens como: "Realmente o Tiago Monteiro é um piloto de grande valor, tendo já, se conseguido manter por 2 épocas". Atenção a isso.
De resto, vejo que és daqueles que opta pelo patriotismo barato e a velha máxima que somos uns coitadinhos e ninguém nos ajuda. Com este tipo de mentalidade não chegarás a lado nenhum.
És mais um na linhagem de Ni Amorim...

6:40 PM  

Post a Comment

<< Home