gf

Opinaria é um blog simples, directo e espero que útil para muitos. É um espaço de livre opinião. Onde todos podem deixar o ar da sua graça, a sua marca, escrevendo um pensamento, uma teoria ou uma simples opinião. Será sem dúvida um espaço de debate... um espaço para todos... verdadeiramente democrático. Contudo, para que assim seja, precisa de participação e muitos temas.

..................................
Editorial
Bernardo Theotónio Pereira
Cartaz das Artes
2ª feira
Desporto
António Queiroz e Mello
3ª feira
Mundo de Viagens
Luis Estarreja
4ª feira
Juridicamente Falando
5ª feira
Curiosidades
6ª feira
Economia
Fernando Soares
Sabado
Noite
Martim Bustorff
Domingo
Quinzenais e Mensais
Duarte Felix da Costa
Fernando Arrobas
Francisco de Sousa Coutinho
Felipe Rocha Vieira
..................................

- "O Mundo Automóvel" por Duarte Felix da Costa - Dias 1 e 16 de cada mês.
- "Dica Gourmet - Vinhos e Companhia" por Francisco de Sousa Coutinho - Dias 15 e 30.
- "Sociedade" por Filipe Rocha Vieira - Dias 5 e 20
- "Educação" por Fernando Arrobas da Silva ao 8º dia do mês

..

Monday, October 16, 2006

Mundo Automóvel - "Interesse pela Fórmula 1"

Doze anos passaram sobre a trágica morte de Ayrton Senna, um dos mais notáveis pilotos de sempre. Mais de uma década ao longo da qual a Formula 1 tem vindo a perder interesse, de forma recorrente, em grande parte devido à quase total ausência de pilotos carismáticos. Um observador menos avisado que hoje em dia olhe para a grelha de partida de um Grande Prémio, apenas encontrará dois ou três nomes: Schummacher, Alonso e pouco mais. Isto por agora, porque para o ano nem Schummacher teremos, portanto a tendência é para monopolizar ainda mais as classificações. Faltam pilotos como Prost, Mansell, Pirquet, Villeneuve, por exemplo. É que, na década de 90, Senna disputava em pista (e não só) com pilotos de grande nível e, quando terminava uma corrida em primeiro conhecia-se o nível e o nome dos vencidos. Hoje em dia o Alonso e o Schummacher ganham corridas atrás de corridas e, sem desprimor, quase temos de fazer um esforço de memória para nos lembrarmos que o terceiro foi o Button, o quarto foi Fisichella e o quinto foi Trulli.

Ao pretenderem (Max Mosley /Bernie Ecclestone) que a Formula 1 seja, acima de tudo um negócio, um espectáculo televisivo, com horas mais certas do que as que dá o Big Bem, entrevistas marcadas com semanas de antecedência, um rigoroso controlo de acesso à comunicação social, em pistas assépticas, com pilotos e carros o mais longe possível das multidões e com investimentos descomunais (apresentados abaixo), os “homens que mandam” neste desporto estão a contribuir, decididamente, para a sua “morte” a médio prazo.


Lista dos orçamentos das equipas por ano (2006)
*fonte: Revista Business F1

Maclaren: US$ 402 m
Toyota: US$ 383 m
Honda Racing: US$ 371 m
BMW: US$ 368 m
Ferrari: US$ 319 m
Renault: US$ 292 m
Red Bull Racing: US$ 195 m
Williams: US$ 130 m
Super Aguri: US$ 92 m
Spyker Racing: US$ 74 m
Toro Rosso: US$ 64 m

Duarte Felix da Costa

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não percebo teu artigo.

O shummacher pode não ter carisma (se calhar para ti e para outros), mas mesmo com orçamentos inferiores da Ferrari é o piloto mais vitorioso de sempre - e o melhor dos últimos anos.

Tão bom, tão bom, que retirou a competividade à F1 nos últimos anos - isso sim!

Acredito que quisesses constatar este facto com o teu artigo, pois se não te lembravas quem ficava em 3º e 4º era porque não interessava, já que sabias quem tinha ganho.

E os teus parágrafos não batem a bota com a perdigota! Sorry!

1:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nao penso o mesmo que tu. Muito pelo contrário!
A verdade é que apesar do artigo constatar exactamente que hoje em dia não existe competitividade na F1, a forma como Duarte expõe a situação, é perfeitamente válida! Prova disso (para mim) é o facto de apesar de ser um mero leigo em assuntos automobilísticos (como a grande maioria, desculpem)nunca me lembro realmente do 3º, 4º ou 5º lugar e por aí adiante.
A pergunta, quando não consigo acompanhar a emissão, é sempre: Quem ficou em 1º? O schumacher ou o alonso?
E não está aqui em causa os orçamentos de cada equipe, apesar de estarem assinalados.
Sem dúvida que schumacher é um excelente piloto, o melhor de sempre talvez, e prova tal facto com a brilhante exibição neste último GP (não morro de amores por ele, mas obrigo-me a reconhecê-lo como o melhor). Mas a maneira como criticas duarte é ridicula, muito mais quando ele próprio é o primeiro a dizer que schumi retirou a competitividade à F1! Ao fim e ao cabo, é disso que o artigo trata (na generalidade). Não de schumi em especial, mas de toda a F1 que hoje em dia não desperta o interesse que despertava à 10 anos atrás (basta para isso observares as audiências)
Portanto, quem não percebe a tua crítica, sou eu.
Sorry!

3:03 AM  

Post a Comment

<< Home